Tire suas dúvidas

Tire suas dúvidas - Antes e Durante a Viagem

– De acordo com Artigo 3º, parágrafo único, Inciso I da Lei 10.741/03 (Estatuto do Idoso) o Idoso tem direito ao atendimento preferencial e imediato;

– De acordo com a Resolução ANTT 3871/12 (linhas interestaduais), as pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida tem direito a atendimento prioritário;

– Em respeito aos demais passageiros, em ambos os casos serão atendidos para aquisição do bilhete para uso pessoal, não para terceiros;

– As vendas de passagens rodoviárias começam sempre 45 (quarenta e cinco) dias antes da data e horário da viagem;

– Antes de comprar sua passagem, tenha certeza da escolha da data e horário da viagem;

– Para facilitar, disponibilizamos em nossa página inicial, o mapa com todas as cidades atendidas pela empresa;

– Economize tempo adquirindo sua passagem pela internet, vá em Consulte e Compre, selecione a origem, o destino e a(s) data(s) de sua(s) viagem(ns), depois escolha o(s) horário(s). Mas atenção é muito importante que Leia as Regras de Compras www.empresaunida.com.br/regras – Ler agora) e concorde com elas para concluir sua compra. Leia também as demais informações aqui disponíveis para sua orientação. No caso da primeira compra será solicitado o preenchimento de um cadastro. Utilize cartão de crédito VISA ou MASTERCARD emitido no Brasil;

– No ato da compra em qualquer ponto de venda confira sempre a data, o horário, origem e destino da viagem e o troco se estão corretos. E nos locais onde as compras podem ser efetuadas com cartão verifique o valor e forma de pagamento constante na sua via e em caso de erro solicite a correção imediata.
Atenção: Acompanhe a utilização, não deixe que ninguém veja a digitação da sua senha pessoal, confira e guarde seu cartão imediatamente após a compra em local seguro, a empresa não se responsabiliza pela perda ou uso indevido por terceiros;

– Procure escolher um lugar dentro do ônibus em que se sinta bem, especialmente se tem problemas de enjoo. Há pessoas que gostam das primeiras poltronas e outras das últimas. Normalmente os melhores lugares são aqueles localizados entre os dois eixos do ônibus (rodas dianteiras e traseiras) que ficam entre as poltronas 9 até 28, essas não sentem tanto as condições do piso de nossas rodovias;

– De acordo com a legislação vigente, é permitido transportar, sem pagamento, uma criança de até seis anos incompletos (aquela que na data da viagem ainda não completou os 6 (seis) anos), por responsável legal, desde que não ocupe poltrona;

– Guarde seu bilhete de passagem em segurança, ele é uma nota fiscal ao portador e único comprovante de acesso ao ônibus para embarque ou de viagem e não é possível a emissão de segunda via, inclusive para efeito de prestação de contas de viagem;

– Se precisar remarcar sua passagem para outro dia e horário disponível ou cancelar lembre-se, terá que levar o bilhete de passagem não utilizado, inteiro na agência Unida mais próxima, sem destacar o canhoto, antes do horário de partida da viagem e dentro do horário de funcionamento da agência. Não é permitido o embarque com passagem de outro horário ou data sem o carimbo de remarcação da agência;

– Não existem outras formas escritas ou não de cancelar a passagem adquirida por qualquer meio colocado a disposição pela empresa sem levar à agência o bilhete antes do horário de partida;

– No caso de cancelamento, a devolução será de acordo com a forma de compra. De acordo com a Lei 11.975/09, nas compras em dinheiro a empresa poderá efetuar a devolução em até 30 dias. Compras com cartão de débito a devolução do dinheiro também poderá ser efetuada em até 30 (trinta) dias: Pela empresa no caso de cancelamento parcial (ex. compra duas passagens e cancela uma) ou total após o crédito na conta da empresa e também pela operadora no caso de cancelamento total da compra. Nas compras com cartão de crédito ou débito em nenhuma hipótese haverá devolução imediata em dinheiro. Em todos os casos de cancelamento haverá retenção de 5% sobre o valor a ser restituído;

– Atenção: Para proceder ao cancelamento da compra com o cartão, dirija-se a agência em que efetuou sua compra ou a agência Unida mais próxima com vendas por cartão (Ver agências),leve o(s) bilhete(s) de passagem inteiro(s) e o cartão de crédito ou débito que utilizou para compra. Será necessário preencher um formulário com seus dados, os dados do cartão e bancários. Dependendo da operadora e do tempo passado desde a data da compra, poderá ser feito estorno da compra antes do processamento ou a devolução posterior (após o crédito na conta da empresa) através de depósito em conta do titular do cartão. A devolução não será feita para ou por outro meio a terceiros, apenas ao titular do cartão e somente após o crédito ter sido efetivado pela operadora do cartão em favor da empresa. Solicitamos que confira os dados preenchidos no formulário, a Empresa Unida não se responsabiliza por erro no preenchimento desses dados. Em caso de dúvidas ou demora no reembolso, entre em contato conosco pelo telefone (32) 2101 – 7200 ou pelo email unida@empresaunida.com.br, fornecendo os dados e número do formulário de cancelamento para identificação do interessado. Somente assim poderemos fornecer o número do protocolo de cancelamento junto a operadora e outras informações necessárias. Não forneceremos informações a terceiros ou a quem não apresente os dados da solicitação de cancelamento;

– Nas linhas Interestaduais, no caso de desistência da viagem antes do horário da partida, haverá a retenção de 5 % do valor total da passagem, conforme artigo 6o. – inciso XIX da Resolução 1383/2006, ratificado no artigo 1º da Resolução 1922/2007 – da Agência Nacional de Transportes Terrestres – ANTT e artigo 13º § 2º da Lei 11.975/09;

– Do mesmo modo, nas linhas intermunicipais, em caso de desistência da viagem, antes do horário da partida, haverá retenção de 5% do valor total da passagem, conforme artigo 13º § 2º da Lei 11.975/09;

– Após a data e horário da viagem constante no corpo do bilhete de passagem, essa não mais poderá ser cancelada (exceto nos casos previstos em Lei específica) podendo, no período de um ano a partir de sua emissão, ser remarcada para o mesmo serviço em outra data e horário disponível. Não é permitido o embarque com passagem de outro horário ou data sem o carimbo de remarcação da agência;

– Nossas linhas possuem um tempo de viagem previsto, mas condições climáticas diversas, trânsito nas rodovias e áreas urbanas e outras podem alterar esse tempo já a partir da cidade de origem, especialmente das linhas mais longas e das que possuem trecho em estrada de terra, sendo que nesta última poderá ocorrer ainda a interrupção da viagem por falta de condições de tráfego em caso de chuva;

– Ao chegar ao Terminal Rodoviário para embarque, especialmente nas linhas em trânsito (que vem de outra cidade), verifique em nossa agência se o veículo está no horário e até a possibilidade de antecipar o embarque em outra linha da empresa, se necessário.
Atenção Esta opção dependerá de disponibilidade de horário, de vaga e de ser no mesmo tipo de serviço.

– Se pretende fazer conexão para outra cidade, procure um horário que tenha uma margem de segurança superior a 30 (trinta) minutos de intervalo entre a chegada e a próxima partida. Esse tempo deverá ser superior a 1 (uma) hora no caso de linhas mais longas com tempo de viagem igual ou maior que 4 (quatro) horas. A margem de segurança sugerida não se aplica a quem se destina a aeroportos nas cidades operadas pela empresa. Lembre-se que o tempo mínimo exigido pela maioria das companhias aéreas para apresentação no embarque (check-in) é de 1 (uma) hora em voos nacionais e 2 (duas) horas em voos internacionais;

– É importante conferir antes de sair de casa para viajar: Se a passagem está em local de fácil acesso, segura e se os documentos pessoais estão em ordem (veja Documentos de Identidade Válidos), especialmente se viaja com criança ou adolescente (veja crianças e adolescentes).
Atenção: No caso das linhas onde seja obrigatória a apresentação de documento de identidade ou se viaja com criança ou adolescente, a falta do documento de identidade previsto na legislação acarretará no impedimento de embarque, sem onus para a empresa.

– Procure sempre identificar internamente suas bagagens com nome e telefone de contato com DDD. Para sua segurança leia sobre o transporte de bagagens;

– Nas linhas interestaduais é obrigatório o preenchimento completo e sem rasuras da ficha de identificação. Não se esqueça de levar o documento oficial de identidade com foto original anotado na ficha, sob pena de perda do direito de embarcar; (Veja Documentos de Identidade Válidos)

– É importante que LEIA as condições para viagem com crianças e adolescentes, bagagens e animais para evitar transtornos e até o impedimento do embarque, sem onus para a empresa;

– Antes da viagem evite o consumo de bebida alcoólica e ao embarcar, não leve bebida alcoólica para o interior do ônibus. Caso embarque embriagado ou faça uso de bebida alcoólica dentro do ônibus e cause algum tipo de incomodo aos demais passageiros ou a tripulação, poderá ser convidado a se retirar do veículo em qualquer ponto da estrada, sem onus para a empresa;

– Evite o embarque fora do Terminal Rodoviário. Alterações de tráfego não previstas (clima, obras, acidentes, festividades e outros) podem forçar o desvio do ônibus por outros itinerários (ruas e estradas) fazendo com que possa perder o mesmo. Na grande maioria das vezes a empresa também é surpreendida e não tem como antecipar tais ocorrências e, mesmo sendo previsto com certa antecedencia, não tem como avisar individualmente e, portanto, não pode se responsabilizar por esses imprevistos ou pelo não embarque no percurso afetado. Nas cidades onde se tem por hábito a alteração de tráfego para comemorações diversas, procure se informar sobre o itinerário do ônibus com antecedência;

– Cuidado com dinheiro e objetos de valor transportados dentro de bolsas e outros deixados dentro dos ônibus nas paradas, seus pertences de mão são de sua responsabilidade;

– É proibido fumar dentro do ônibus, inclusive no sanitário. Em caso de desrespeito a Lei poderá ser convidado a se retirar do veículo em qualquer ponto da estrada, sem onus para a empresa;

– Para sua segurança, jamais coloque a cabeça ou qualquer outra parte do corpo para fora das janelas do ônibus. Mesmo que o veículo esteja parado, outros podem estar em movimento próximo a ele;

– Use sempre o cinto de segurança, se disponível em sua poltrona. Caso exista e apresente algum tipo de defeito ou dificuldade na colocação, comunique ao motorista ou ao auxiliar de viagem para que seja reparado na próxima revisão.
É importante saber que o Código de Trânsito Brasileiro determina que o cinto de segurança é obrigatório em ônibus fabricados a partir de 01 de janeiro de 1999. A Empresa Unida vem renovando sua frota e trocando por ônibus novos, modernos, ecológicamente corretos e adequados as novas exigências das Leis;

– Não utilize aparelhos sonoros de qualquer tipo com volume alto (proibido) e/ou que cause incomodo aos demais passageiros. Use sempre aparelhos com fones de ouvido, mas lembre-se, os fones com volume alto também podem prejudicar sua audição;

– Evite a ingestão de líquidos além do necessário, a maior parte das nossas linhas são de médio percurso ou possuem ponto de parada e a maioria de nossos veículos não possuem sanitário. Se for estritamente necessário, solicite ao motorista que pare próximo a um local que tenha sanitário;

– Procure viajar com roupas e calçados adequados. Se estiverem muito apertados podem causar desconforto e até inchaços durante a viagem;

– Ao chegar ao seu destino cuidado ao se levantar, o ônibus pode encostar na plataforma e balançar, fazendo com que possa perder o equilibrio e até cair. E antes de desembarcar, lembre-se de recolher todos os seus pertences para que não fique nada esquecido. é importante também lembrar que objetos podem escorregar dos bolsos. Faça uma checagem antes, não deixe para o momento do desembarque.

– Caso esteja viajando com criança lembre-se, a pressa de chegar é maior dela e com isso pode correr e até atravessar ruas ou rodovias sem qualquer cuidado.