Tire suas dúvidas

Tire suas dúvidas - Antes e Durante a Viagem

ATENÇÃO: QUALQUER ALTERAÇÃO OU NOVA LEGISLAÇÃO QUE AFETE O TRANSPORTE RODOVIÁRIO DE PASSAGEIROS INTERMUNICIPAL (MG) OU INTERESTADUAL, PREVALECERÁ A ALTERAÇÃO, MESMO QUE AQUI ESTEJA DIFERENTE.

– De acordo com Artigo 3º, parágrafo único, Inciso I da Lei 10.741/03 (Estatuto do Idoso) o Idoso tem direito ao atendimento preferencial e imediato;

– De acordo com Artigo 3º da Resolução ANTT 3871/12 (linhas interestaduais), as pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida tem direito a atendimento prioritário;

– Em respeito aos demais passageiros, em ambos os casos, serão atendidos para aquisição do bilhete para uso pessoal, não para terceiros;

– As vendas de passagens rodoviárias Interestaduais começam sempre 45 (quarenta e cinco) dias antes da data e horário da viagem. Já os bilhetes Intermunicipais as vendas começam 30 (trinta) dias antes da data da viagem;

– Antes de comprar sua passagem, tenha certeza da escolha da data e horário da viagem. Pode haver custo para trocas e cancelamentos. Regras se aplicam;

– Para facilitar, disponibilizamos em nossa página inicial, o mapa com todas as cidades atendidas pela empresa;

– Economize tempo adquirindo sua passagem pela internet ou pelo Aplicativo Unida, vá em Consulte e Compre, selecione a origem, o destino e a data de sua viagem, depois escolha o horário. Mas atenção é muito importante que confira os dados da compra e Leia as Regras de Compras e concorde com elas antes de concluir sua compra – www.empresaunida.com.br/regras . Leia também as demais informações aqui disponíveis para sua orientação. No caso da primeira compra será solicitado o preenchimento de um cadastro. Utilize cartão de crédito emitido no Brasil;

– No ato da compra em qualquer ponto de venda confira sempre a data, o horário, origem e destino da viagem e o troco se estão corretos. E nos locais onde as compras podem ser efetuadas com cartão verifique o valor e forma de pagamento constante na sua via e em caso de erro solicite a correção imediata.
Atenção: Acompanhe a utilização, não deixe que ninguém veja a digitação da sua senha pessoal, confira e guarde seu cartão imediatamente após a compra em local seguro, a empresa não se responsabiliza pela perda ou uso indevido de seus dados por terceiros;

– Nas linhas Interestaduais é obrigatória a identificação do passageiro (nome e número do documento) e o bilhete de passagem é INTRANSFERÍVEL. No dia da viagem, leve o documento informado no ato da compra. A falta do documento poderá resultar no impedimento do embarque, sem ônus para a empresa;

– Nas linhas Interestaduais, toda pessoa maior de 12 (doze) anos de idade somente poderá embarcar se apresentar documento de identidade com foto e validade nacional (não serve carteira de estudante). A falta do documento poderá resultar no impedimento do embarque, sem ônus para a empresa.;

– Procure escolher um lugar dentro do ônibus em que se sinta bem, especialmente se tem problemas de enjoo. Há pessoas que gostam das primeiras poltronas e outras das últimas. Normalmente os melhores lugares são aqueles localizados entre os dois eixos do ônibus (rodas dianteiras e traseiras) que ficam entre as poltronas 9 até 28, essas não sentem tanto as condições do piso de nossas rodovias;

– De acordo com a legislação vigente é permitido transportar, sem pagamento, uma criança de até seis anos incompletos (aquela que na data da viagem ainda não completou os 6 (seis) anos), por responsável legal, desde que não ocupe poltrona. Na linha Interestadual é obrigatório emitir o bilhete gratuito da criança antes de embarcar;

– Guarde seu bilhete de passagem em segurança, ele é uma nota fiscal e único comprovante de acesso ao ônibus para embarque ou de viagem;

O BILHETE INTERMUNICIPAL QUE NÃO FOR UTILIZADO NA DATA E HORÁRIO CONSTANTE NO MESMO PERDERÁ A VALIDADE.

– Se precisar remarcar sua passagem Intermunicipal para outro dia e horário disponível ou cancelar lembre-se, terá que levar o bilhete de passagem e cupom de embarque numa agência Unida mais próxima até 3 (três) horas antes do horário de partida da viagem e dentro do horário de funcionamento da agência. Caso tenha adquirido pelo site ou Aplicativo Unida, no mesmo prazo, entre novamente, vá no histórico, localize o bilhete e o cancele. Lá não tem a opção de remarcação, terá que efetuar nova compra;

– O BILHETE INTERESTADUAL QUE NÃO FOR UTILIZADO NA DATA E HORÁRIO CONSTANTE NO MESMO PODERÁ SER REMARCADO.

– Se precisar remarcar SEM custo ou cancelar sua passagem Interestadual terá que levar o bilhete de passagem e cupom de embarque na agência Unida mais próxima até 3 (três) horas antes do horário de partida da viagem e dentro do horário de funcionamento da agência. Caso tenha adquirido pelo site ou Aplicativo Unida, no mesmo prazo, entre novamente, vá no histórico, localize o bilhete e o cancele. Não tem a opção de remarcação.

– O bilhete de passagem INTERESTADUAL não utilizado na data e horário da viagem constante no mesmo poderá ser remarcado e utilizado no período de até um ano a partir da data da compra na mesma origem e destino. Não é permitido o embarque com passagem de outro horário ou data.

– Para remarcar, leve o bilhete e cupom de embarque na agência Unida e solicite a remarcação para a nova data, se disponível. No ato da remarcação será cobrada uma taxa de 20% sobre o valor.

– Após o prazo de 3 (três) horas antes da partida não é mais possível cancelar o bilhete intermunicipal ou interestadual (exceto nos casos previstos em Lei específica);

– Não existem outras formas escritas ou não de cancelar ou remarcar o bilhete;

– No caso de cancelamento das compras em dinheiro e cartão de débito ou caso não seja mais possível o estorno da compra com cartão de crédito junto a operadora, a devolução se dará em até 30 dias. Em todos os casos de cancelamento haverá retenção de 5% sobre o valor a ser restituído;

– Para cancelamento da compra com o cartão:

 

1- Se comprado na agência, dirija-se a agência em que efetuou sua compra ou a agência Unida mais próxima com vendas por cartão, leve o(s) bilhete(s) de passagem inteiro(s) e o cartão de crédito ou débito que utilizou para compra. Será necessário preencher um formulário com seus dados, os dados do cartão e bancários do(a) titular do cartão.

2 – Se comprado através do site ou aplicativo Unida, acesse novamente, vá no histórico, localize o bilhete e o cancele.

Dependendo da operadora e do tempo passado desde a data da compra, poderá ser feito estorno da compra antes do processamento ou a devolução posterior (após o crédito na conta da empresa) através de depósito em conta do titular do cartão. A devolução não será feita para ou por outro meio a terceiros, apenas ao titular do cartão e somente após o crédito ter sido efetivado pela operadora do cartão em favor da empresa. Solicitamos que confira os dados preenchidos no formulário, a Empresa Unida não se responsabiliza por erro no preenchimento desses dados. Dependendo da data do cancelamento e do vencimento da fatura do cartão, o estorno poderá aparecer somente na fatura seguinte. Em caso de dúvidas ou demora no reembolso, entre em contato conosco pelo telefone (32) 2101-7230 fornecendo os dados e número do formulário de cancelamento para identificação do interessado. Caso prefira, envie o comprovante de solicitação de cancelamento para o e-mail financeiro@empresaunida.com.br. Somente assim poderemos fornecer o número do protocolo de cancelamento junto a operadora e outras informações necessárias. Não forneceremos informações a terceiros ou a quem não apresente os dados da solicitação de cancelamento. Em caso de dúvida a Empresa Unida poderá solicitar outro(s) documento(s) para comprovar a legitimidade do(a) solicitante;

– Nossas linhas possuem um tempo de viagem previsto, mas condições climáticas diversas, trânsito nas rodovias, áreas urbanas e outras podem alterar esse tempo já a partir da cidade de origem, especialmente das linhas mais longas e das que possuem trecho em estrada de terra, sendo que nesta última poderá ocorrer ainda a interrupção da viagem por falta de condições de tráfego em caso de chuva;

– Se pretende fazer conexão para outra cidade, procure um horário que tenha uma margem de segurança superior a 30 (trinta) minutos de intervalo entre a chegada e a próxima partida. Esse tempo deverá ser superior a 1 (uma) hora no caso de linhas mais longas com tempo de viagem igual ou superior a 4 (quatro) horas. A margem de segurança sugerida não se aplica a quem se destina a aeroportos nas cidades operadas pela empresa. Lembre-se que o tempo mínimo exigido pela maioria das companhias aéreas para apresentação no embarque (check-in) é de 2 (Duas) horas em voos nacionais e 5 (Cinco) horas em voos internacionais;

– É importante conferir antes de sair de casa para viajar: Se a passagem está em local de fácil acesso, segura e se os documentos pessoais estão em ordem (veja Documentos de Identidade Válidos), especialmente se viaja com criança ou adolescente (veja crianças e adolescentes).
Atenção: Nas linhas onde é obrigatório a apresentação de documento de identidade ou se viaja com criança ou adolescente, a falta do documento previsto na legislação acarretará no impedimento de embarque, sem ônus para a empresa.

– Procure sempre identificar internamente suas bagagens com nome e telefone de contato com DDD. Para sua segurança leia sobre o transporte de bagagens;

– É importante que LEIA as condições para viagem com crianças e adolescentes, bagagens e animais para evitar transtornos e até o impedimento do embarque, sem ônus para a empresa;

– Antes da viagem evite o consumo de bebida alcoólica e ao embarcar, não leve bebida alcoólica para o interior do ônibus. Caso embarque embriagado ou faça uso de bebida alcoólica dentro do ônibus e cause algum tipo de incomodo aos demais passageiros ou a tripulação, poderá ser convidado a se retirar do veículo em qualquer ponto da estrada, sem ônus para a empresa;

– Evite o embarque fora do Terminal Rodoviário. Alterações de tráfego não previstas (clima, obras, acidentes, festividades e outros) podem forçar o desvio do ônibus por outros itinerários (ruas e estradas) fazendo com que possa perder o mesmo. Na grande maioria das vezes a empresa também é surpreendida e não tem como antecipar tais ocorrências e, mesmo que seja previsto com certa antecedência, não tem como avisar individualmente e, portanto, não pode se responsabilizar por esses imprevistos ou pelo não embarque no percurso afetado. Nas cidades onde se tem por hábito a alteração de tráfego para comemorações diversas, procure se informar sobre o itinerário do ônibus com antecedência;

– Cuidado com dinheiro e objetos de valor dentro de bolsas e outros transportados ou deixados dentro do ônibus, seus pertences de mão são de sua responsabilidade;

– É proibido fumar dentro do ônibus, inclusive no sanitário. Em caso de desrespeito a Lei poderá ser convidado a se retirar do veículo em qualquer ponto da estrada, sem ônus para a empresa;

– Para sua segurança, jamais coloque a cabeça ou qualquer outra parte do corpo para fora das janelas do ônibus. Mesmo que o veículo esteja parado, outros podem estar em movimento próximo a ele;

– Use sempre o cinto de segurança. Caso exista e apresente algum tipo de defeito ou dificuldade na colocação, comunique ao motorista ou ao auxiliar de viagem para que seja reparado na próxima revisão.

– Não utilize aparelhos sonoros de qualquer tipo com volume alto e/ou que cause incomodo aos demais passageiros (proibido). Use sempre aparelhos com fones de ouvido, mas lembre-se que os fones com volume alto também podem prejudicar sua audição;

– As linhas intermunicipais da Empresa Unida são do tipo convencional cuja legislação não determina que o veículo tenha sanitário ou ar condicionado. Portanto, aqueles que o possuem são oferecidos por cortesia e sem custo extra para o usuário. Infelizmente ainda não é possível ter esses veículos em todas as linhas.

– Evite a ingestão de líquidos além do necessário, a maior parte das nossas linhas são de médio percurso ou possuem ponto de parada. Se o veículo não possuir sanitário e for estritamente necessário, solicite ao motorista que pare em um local que tenha sanitário;

– Procure viajar com roupas e calçados adequados. Se estiverem muito apertados podem causar desconforto e até inchaços durante a viagem;

– Ao chegar ao seu destino cuidado ao se levantar, o ônibus pode ainda estar em movimento e passar sobre quebra-molas ou encostar na plataforma e balançar, fazendo com que possa perder o equilíbrio e até cair. E antes de desembarcar, lembre-se de recolher todos os seus pertences para que não fique nada esquecido. É importante também lembrar que objetos podem escorregar dos bolsos. Faça uma checagem antes, não deixe para o momento do desembarque.
– Caso esteja viajando com criança lembre-se, a pressa de chegar é maior dela e com isso pode correr e até atravessar ruas ou rodovias sem qualquer cuidado.