Empresa Unida Mansur & Filhos Ltda

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Importante: As informações aqui contidas podem sofrer alterações, cortes, ampliações, exclusões, modificações totais ou parciais para facilitar o entendimento, para corrigir distorções, por força de novas legislações ou alterações de Leis, Decretos e Resoluções atuais que regem o transporte rodoviário de passageiros, sem prévio aviso.

Portanto, a empresa não se responsabiliza por comunicar previamente sempre e quando tais alterações ocorrerem nos textos que passam a valer a partir do momento em que são disponibilizados aqui ou a partir de datas especificadas em tais legislações.

Cada vez que adquirir um bilhete de passagem para viajar em nossas linhas, prevalecem as regras, Leis, Decretos e Resoluções vigentes na data da viagem, independente de atualizadas ou não neste site ou em qualquer outro meio disponibilizado pela empresa.

- Qualquer alteração nas regras em determinado dia ou horário é e será considerada EXCEÇÃO que não se aplicará, necessariamente, em outro dia e horário.

- Nosso objetivo é proporcionar conforto e segurança a sua viagem que começa no planejamento, compra da passagem e só termina após o desembarque no destino. Muitas dúvidas podem ser evitadas com a simples e atenta leitura no texto do assunto de interesse.
Os mais procurados são: Compras pela internet (regras de compra), viagem com criança, bagagem e animais.

- Separamos os textos por assunto para que leia apenas aquilo que é de seu interesse. Existem algumas informações repetidas ou em destaque devido a sua relevância.

- Caso não encontre a resposta para sua dúvida, Fale Conosco.
Aviso: Esta opção (fale conosco) abre normalmente o MS Outlook na maioria dos computadores, caso não seja o seu email padrão, copie o endereço para o seu email.

Antes e Durante a Viagem

- De acordo com Artigo 3º, parágrafo único, Inciso I da Lei 10.741/03 (Estatuto do Idoso) o Idoso tem direito ao atendimento preferencial e imediato;

- De acordo com a Resolução ANTT 3871/12 (linhas interestaduais), as pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida tem direito a atendimento prioritário;

- Em respeito aos demais passageiros, em ambos os casos serão atendidos para aquisição do bilhete para uso pessoal, não para terceiros;

- As vendas de passagens rodoviárias começam sempre 45 (quarenta e cinco) dias antes da data e horário da viagem;

- Antes de comprar sua passagem, tenha certeza da escolha da data e horário da viagem;

- Para facilitar, disponibilizamos em nossa página inicial, o mapa com todas as cidades atendidas pela empresa;

- Economize tempo adquirindo sua passagem pela internet, vá em Consulte e Compre, selecione a origem, o destino e a(s) data(s) de sua(s) viagem(ns), depois escolha o(s) horário(s). Mas atenção é muito importante que Leia as Regras de Compras www.empresaunida.com.br/regras - Ler agora) e concorde com elas para concluir sua compra. Leia também as demais informações aqui disponíveis para sua orientação. No caso da primeira compra será solicitado o preenchimento de um cadastro. Utilize cartão de crédito VISA ou MASTERCARD emitido no Brasil;

- No ato da compra em qualquer ponto de venda confira sempre a data, o horário, origem e destino da viagem e o troco se estão corretos. E nos locais onde as compras podem ser efetuadas com cartão verifique o valor e forma de pagamento constante na sua via e em caso de erro solicite a correção imediata.
Atenção: Acompanhe a utilização, não deixe que ninguém veja a digitação da sua senha pessoal, confira e guarde seu cartão imediatamente após a compra em local seguro, a empresa não se responsabiliza pela perda ou uso indevido por terceiros;

- Procure escolher um lugar dentro do ônibus em que se sinta bem, especialmente se tem problemas de enjoo. Há pessoas que gostam das primeiras poltronas e outras das últimas. Normalmente os melhores lugares são aqueles localizados entre os dois eixos do ônibus (rodas dianteiras e traseiras) que ficam entre as poltronas 9 até 28, essas não sentem tanto as condições do piso de nossas rodovias;

- De acordo com a legislação vigente, é permitido transportar, sem pagamento, uma criança de até seis anos incompletos (aquela que na data da viagem ainda não completou os 6 (seis) anos), por responsável legal, desde que não ocupe poltrona;

- Guarde seu bilhete de passagem em segurança, ele é uma nota fiscal ao portador e único comprovante de acesso ao ônibus para embarque ou de viagem e não é possível a emissão de segunda via, inclusive para efeito de prestação de contas de viagem;

- Se precisar remarcar sua passagem para outro dia e horário disponível ou cancelar lembre-se, terá que levar o bilhete de passagem não utilizado, inteiro na agência Unida mais próxima, sem destacar o canhoto, antes do horário de partida da viagem e dentro do horário de funcionamento da agência. Não é permitido o embarque com passagem de outro horário ou data sem o carimbo de remarcação da agência;

- Não existem outras formas escritas ou não de cancelar a passagem adquirida por qualquer meio colocado a disposição pela empresa sem levar à agência o bilhete antes do horário de partida;

- No caso de cancelamento, a devolução será de acordo com a forma de compra. De acordo com a Lei 11.975/09, nas compras em dinheiro a empresa poderá efetuar a devolução em até 30 dias. Compras com cartão de débito a devolução do dinheiro também poderá ser efetuada em até 30 (trinta) dias: Pela empresa no caso de cancelamento parcial (ex. compra duas passagens e cancela uma) ou total após o crédito na conta da empresa e também pela operadora no caso de cancelamento total da compra. Nas compras com cartão de crédito ou débito em nenhuma hipótese haverá devolução imediata em dinheiro. Em todos os casos de cancelamento haverá retenção de 5% sobre o valor a ser restituído;

- Atenção: Para proceder ao cancelamento da compra com o cartão, dirija-se a agência em que efetuou sua compra ou a agência Unida mais próxima com vendas por cartão (Ver agências),leve o(s) bilhete(s) de passagem inteiro(s) e o cartão de crédito ou débito que utilizou para compra. Será necessário preencher um formulário com seus dados, os dados do cartão e bancários. Dependendo da operadora e do tempo passado desde a data da compra, poderá ser feito estorno da compra antes do processamento ou a devolução posterior (após o crédito na conta da empresa) através de depósito em conta do titular do cartão. A devolução não será feita para ou por outro meio a terceiros, apenas ao titular do cartão e somente após o crédito ter sido efetivado pela operadora do cartão em favor da empresa. Solicitamos que confira os dados preenchidos no formulário, a Empresa Unida não se responsabiliza por erro no preenchimento desses dados. Em caso de dúvidas ou demora no reembolso, entre em contato conosco pelo telefone (32) 2101 - 7200 ou pelo email O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. , fornecendo os dados e número do formulário de cancelamento para identificação do interessado. Somente assim poderemos fornecer o número do protocolo de cancelamento junto a operadora e outras informações necessárias. Não forneceremos informações a terceiros ou a quem não apresente os dados da solicitação de cancelamento;

- Nas linhas Interestaduais, no caso de desistência da viagem antes do horário da partida, haverá a retenção de 5 % do valor total da passagem, conforme artigo 6o. - inciso XIX da Resolução 1383/2006, ratificado no artigo 1º da Resolução 1922/2007 - da Agência Nacional de Transportes Terrestres - ANTT e artigo 13º § 2º da Lei 11.975/09;

- Do mesmo modo, nas linhas intermunicipais, em caso de desistência da viagem, antes do horário da partida, haverá retenção de 5% do valor total da passagem, conforme artigo 13º § 2º da Lei 11.975/09;

- Após a data e horário da viagem constante no corpo do bilhete de passagem, essa não mais poderá ser cancelada (exceto nos casos previstos em Lei específica) podendo, no período de um ano a partir de sua emissão, ser remarcada para o mesmo serviço em outra data e horário disponível. Não é permitido o embarque com passagem de outro horário ou data sem o carimbo de remarcação da agência;

- Nossas linhas possuem um tempo de viagem previsto, mas condições climáticas diversas, trânsito nas rodovias e áreas urbanas e outras podem alterar esse tempo já a partir da cidade de origem, especialmente das linhas mais longas e das que possuem trecho em estrada de terra, sendo que nesta última poderá ocorrer ainda a interrupção da viagem por falta de condições de tráfego em caso de chuva;

- Ao chegar ao Terminal Rodoviário para embarque, especialmente nas linhas em trânsito (que vem de outra cidade), verifique em nossa agência se o veículo está no horário e até a possibilidade de antecipar o embarque em outra linha da empresa, se necessário.
Atenção Esta opção dependerá de disponibilidade de horário, de vaga e de ser no mesmo tipo de serviço.

- Se pretende fazer conexão para outra cidade, procure um horário que tenha uma margem de segurança superior a 30 (trinta) minutos de intervalo entre a chegada e a próxima partida. Esse tempo deverá ser superior a 1 (uma) hora no caso de linhas mais longas com tempo de viagem igual ou maior que 4 (quatro) horas. A margem de segurança sugerida não se aplica a quem se destina a aeroportos nas cidades operadas pela empresa. Lembre-se que o tempo mínimo exigido pela maioria das companhias aéreas para apresentação no embarque (check-in) é de 1 (uma) hora em voos nacionais e 2 (duas) horas em voos internacionais;

- É importante conferir antes de sair de casa para viajar: Se a passagem está em local de fácil acesso, segura e se os documentos pessoais estão em ordem (veja Documentos de Identidade Válidos), especialmente se viaja com criança ou adolescente (veja crianças e adolescentes).
Atenção: No caso das linhas onde seja obrigatória a apresentação de documento de identidade ou se viaja com criança ou adolescente, a falta do documento de identidade previsto na legislação acarretará no impedimento de embarque, sem onus para a empresa.

- Procure sempre identificar internamente suas bagagens com nome e telefone de contato com DDD. Para sua segurança leia sobre o transporte de bagagens;

- Nas linhas interestaduais é obrigatório o preenchimento completo e sem rasuras da ficha de identificação. Não se esqueça de levar o documento oficial de identidade com foto original anotado na ficha, sob pena de perda do direito de embarcar; (Veja Documentos de Identidade Válidos)

- É importante que LEIA as condições para viagem com crianças e adolescentes, bagagens e animais para evitar transtornos e até o impedimento do embarque, sem onus para a empresa;

- Antes da viagem evite o consumo de bebida alcoólica e ao embarcar, não leve bebida alcoólica para o interior do ônibus. Caso embarque embriagado ou faça uso de bebida alcoólica dentro do ônibus e cause algum tipo de incomodo aos demais passageiros ou a tripulação, poderá ser convidado a se retirar do veículo em qualquer ponto da estrada, sem onus para a empresa;

- Evite o embarque fora do Terminal Rodoviário. Alterações de tráfego não previstas (clima, obras, acidentes, festividades e outros) podem forçar o desvio do ônibus por outros itinerários (ruas e estradas) fazendo com que possa perder o mesmo. Na grande maioria das vezes a empresa também é surpreendida e não tem como antecipar tais ocorrências e, mesmo sendo previsto com certa antecedencia, não tem como avisar individualmente e, portanto, não pode se responsabilizar por esses imprevistos ou pelo não embarque no percurso afetado. Nas cidades onde se tem por hábito a alteração de tráfego para comemorações diversas, procure se informar sobre o itinerário do ônibus com antecedência;

- Cuidado com dinheiro e objetos de valor transportados dentro de bolsas e outros deixados dentro dos ônibus nas paradas, seus pertences de mão são de sua responsabilidade;

- É proibido fumar dentro do ônibus, inclusive no sanitário. Em caso de desrespeito a Lei poderá ser convidado a se retirar do veículo em qualquer ponto da estrada, sem onus para a empresa;

- Para sua segurança, jamais coloque a cabeça ou qualquer outra parte do corpo para fora das janelas do ônibus. Mesmo que o veículo esteja parado, outros podem estar em movimento próximo a ele;

- Use sempre o cinto de segurança, se disponível em sua poltrona. Caso exista e apresente algum tipo de defeito ou dificuldade na colocação, comunique ao motorista ou ao auxiliar de viagem para que seja reparado na próxima revisão.
É importante saber que o Código de Trânsito Brasileiro determina que o cinto de segurança é obrigatório em ônibus fabricados a partir de 01 de janeiro de 1999. A Empresa Unida vem renovando sua frota e trocando por ônibus novos, modernos, ecológicamente corretos e adequados as novas exigências das Leis;

- Não utilize aparelhos sonoros de qualquer tipo com volume alto (proibido) e/ou que cause incomodo aos demais passageiros. Use sempre aparelhos com fones de ouvido, mas lembre-se, os fones com volume alto também podem prejudicar sua audição;

- Evite a ingestão de líquidos além do necessário, a maior parte das nossas linhas são de médio percurso ou possuem ponto de parada e a maioria de nossos veículos não possuem sanitário. Se for estritamente necessário, solicite ao motorista que pare próximo a um local que tenha sanitário;

- Procure viajar com roupas e calçados adequados. Se estiverem muito apertados podem causar desconforto e até inchaços durante a viagem;

- Ao chegar ao seu destino cuidado ao se levantar, o ônibus pode encostar na plataforma e balançar, fazendo com que possa perder o equilibrio e até cair. E antes de desembarcar, lembre-se de recolher todos os seus pertences para que não fique nada esquecido. é importante também lembrar que objetos podem escorregar dos bolsos. Faça uma checagem antes, não deixe para o momento do desembarque.

- Caso esteja viajando com criança lembre-se, a pressa de chegar é maior dela e com isso pode correr e até atravessar ruas ou rodovias sem qualquer cuidado.


Orientações de compra via internet (Empresa Unida)

Informamos que a partir do dia 01/08/2015, para retirar o Bilhete de Passagem nas compras via internet é Obrigatório:

1 - Apresentação do Voucher Original Impresso ou do Código do Localizador (encontra-se no voucher).
2 - Apresentação da Identidade do Passageiro declarado na compra com Foto
3 - Apresentação do Cartão de Crédito que originou a compra

- Caso o passageiro não apresente os documentos acima descritos, a passagem não será impressa.

- Durante a compra serão solicitadas respostas a algumas perguntas de conhecimento do proprietário do cartão e devem ser respondidas corretamente. 
  Caso não responda corretamente, a compra não será efetivada e a conta poderá ser bloqueada.

- Caso não concorde com tais regras ou não possa comparecer com tais documentos na retirada do Bilhete, solicitamos que não efetue sua compra Via Internet.

 

Lembre-se:
Antes de Comprar solicitamos que leia nossas Regras de Compras, lá estão todos os procedimentos e informações necessárias para sua compra.

REGRAS DE COMPRAS -  clique aqui

Boas Compras e Boa Viagem!

 


Documentos de Identidade Válidos

Podem ser aceitos como documento de identidade válidos, desde que, apresentados no ORIGINAL e estejam em condições de identificar o portador no ato do embarque nas linhas interestaduais ou em todas as linhas ao embarcar acompanhado de criança:

- Cédula de identidade expedida por Secretaria de Estado de Segurança Pública;

- Carteira de trabalho e previdência social (CTPS);

- Carteira Nacional de Habilitação expedida pelo DETRAN dos Estados ou do Distrito Federal(modelo atual com foto);

- Carteira funcional expedida por órgão público, reconhecida por lei federal como documento de identidade válido em todo território nacional. (Crachá funcional não é documento de identidade;)

- Carteira de identidade expedida por comando militar, ex-ministério militar, pelo corpo de bombeiros ou polícias civil e militar;

- Carteira de identidade expedida por órgão fiscalizador do exercício da profissão regulamentada por lei (Ex.: OAB, CREA, CRM e outras);

- Passaporte.

Atenção:

- O documento de identidade apresentado deve ser ORIGINAL, mas poderá ser recusado se o mau estado de conservação impossibilitar a identificação do passageiro que embarca;

- A Resolução ANTT nº 18/02 de 23-05-02 - D.O.U. de 04-06-02 em seu Título IX que Disciplina a sistemática de identificação dos passageiros dos serviços de transporte rodoviário interestadual e internacional de passageiros e fixa outras providências, prevê:

"Art. 4º O passageiro, ao apresentar-se para embarque, deverá portar, além do bilhete de passagem, a FICHA, devidamente preenchida, e o documento de identidade referido, sob pena de ser impedido de embarcar.

Parágrafo único. Na hipótese de o passageiro não possuir documento de identidade, admitir-se-á que o mesmo viaje sob responsabilidade de outro passageiro, já regularmente identificado, situação que deverá ser indicada na FICHA do primeiro, mediante a seguinte observação: "Embarca sob responsabilidade do passageiro (nome do passageiro responsável)". "

Observação:

- Este artigo não se aplica a criança e ao adolescente que possuem legislação específica - Veja crianças e adolescentes;

- Ficha é o formulário de identificação individual do passageiro que deve ser preenchido e entregue no momento do embarque nas linhas interestaduais e internacionais;


Viagem Nacional de Crianças e Adolescentes

- De acordo com a legislação vigente, é permitido transportar, sem pagamento, uma criança de até seis anos incompletos (aquela que na data da viagem ainda não completou os 6 (seis) anos), por responsável legal, desde que não ocupe poltrona;

A autorização somente é necessária para menores de 12 anos.

1. Criança viajando desacompanhada:

O pai ou a mãe deve comparecer a um dos Postos do Juizado munidos da certidão de nascimento da criança (original ou cópia autenticada) e um documento de identificação que comprove o parentesco para requerer autorização.

2. Criança viajando acompanhada de um dos pais, responsável legal ou irmão maior de 18 anos:

Não é necessária autorização, bastando apenas que os pais ou o responsável legal esteja portando certidão de nascimento original ou cópia autenticada ou ainda RG da criança e um documento que comprove o parentesco.

3. Criança viajando acompanhada de tios diretos ou avós:

Também não é necessária autorização de viagem, bastando apenas que os responsáveis acima citados estejam portando a certidão de nascimento original ou cópia autenticada da criança (único documento pelo qual os tios e avós comprovam o parentesco direto) e um documento de identificação original com foto.

4. Criança viajando acompanhada de pessoa que não seja parente:

O pai ou mãe deve comparecer a um dos Postos do Juizado munido da certidão de nascimento da criança (original ou cópia autenticada) e um documento de identificação que comprove o parentesco, além dos dados do acompanhante, para requerer autorização ou então redigir uma autorização até mesmo de próprio punho, especificando o local para aonde irá a criança, o acompanhante, o endereço aonde ela irá ficar e a duração da viagem. Este documento deverá ter firma reconhecida em cartório por um dos pais.

Modelo de autorização

AUTORIZAÇÃO

Eu, (nome do pai ou da mãe), RG n.º (n.º da identidade), residente na rua (endereço completo), autorizo meu filho(a) (nome da criança) a viajar acompanhado (a) do(a) Sr.(a) (nome do acompanhante), em caráter de ida e volta para a cidade de (nome da cidade-Estado), onde permanecerá no endereço (endereço do local aonde ficará a criança), pelo período de (período em que a criança permanecerá no local).

Por ser verdade, firmo o presente.

Belo Horizonte, (data)

5. Adolescente:

O adolescente (aquele entre 12 e 18 anos incompletos) não precisa de autorização do Juizado para viagem nacional, bastando apenas portar um documento legal de identificação com foto (Identidade) que comprove sua idade. 

Fonte:Extraído do Site do TJMG http://www.tjmg.jus.br/info/pdf/index.jsp?uri=/jij/autorizacao_viagem/autorizacao_nacional.pdf

Informações Site da ANTT

Observações:

1 - Responsável legal, além de pai e/ou mãe é a pessoa, guardião ou tutor que possua o Termo de Guarda ou Tutela da criança;

2 - Toda a documentação da criança ou adolescente a ser apresentada para viagem deverá ser ORIGINAL ou cópia autenticada LEGíVEL. A documentação do(a) acompanhante deverá ser original e com foto; (Veja Documentos de Identidade Válidos)

3 - Ascendente colateral entende-se por irmã(o) maior de 18 anos, tios, avós, comprovado através de documento oficial de identidade ORIGINAL com foto;

4 - O não atendimento às normas legais implicará no impedimento do embarque da criança ou adolescente sem onus para a Empresa.


Transporte de Bagagens

As bagagens são transportadas nos termos e condições do Decreto º 2521 / 1998 e Resoluções aplicáveis para linhas Interestaduais e Decreto º 44.603 / 2007 para linhas Intermunicipais no Estado de Minas Gerais

- Cada passageiro tem direito ao transporte gratuito no bagageiro de volumes com dimensões máximas de 1 metro em qualquer sentido e volume máximo de 300 decímetros cúbicos cada um e peso máximo total (todos os volumes) de 30 kg nas linhas Interestaduais e 25 kg nas linhas Intermunicipais dentro do Estado de Minas Gerais. Excedido o limite de peso a empresa poderá cobrar pelo excesso. Dentro do ônibus é permitido transportar no porta-embrulhos volume de até 5 kg e com dimensões compatíveis a ele;

- Mercadoria não é bagagem, é carga, deve estar acompanhada da respectiva nota fiscal e ser despachada como tal. O despacho é feito no setor de Cargas e Encomendas da Empresa no horário comercial. ver endereço. A tentativa de embarcar mercadoria sem a respectiva nota fiscal e o devido despacho poderá acarretar na recusa do embarque sem onus para a empresa;

- Não é permitido o transporte no porta-embrulhos de volumes roliços ou de qualquer natureza que possa comprometer a segurança, conforto e higiene dos demais usuários;

- Cuidado com objetos de valor transportados dentro de bolsas e outros e deixados dentro dos ônibus nas paradas, seus pertences de mão são de sua responsabilidade;

- Antes de desembarcar, lembre-se de recolher todos os seus pertences para que não fique nada esquecido. é importante também lembrar que objetos podem escorregar dos bolsos. Faça uma checagem antes, não deixe para o momento do desembarque;

- Não é permitido o transporte de malas e volumes sobre as poltronas ou no meio do corredor;

- Havendo necessidade de transportar objetos de valor ou caso o valor da bagagem ultrapasse os limites de indenizações previstos nas Legislações a qual a linha a ser utilizada esteja subordinada, recomenda-se efetuar o despacho dos mesmos com valor declarado, para fins de cobertura em caso de eventual sinistro. Para isso procure o setor de cargas da empresa, antes da viagem no horário comercial e efetue o despacho de sua bagagem, declarando o valor;

- A Empresa não se responsabiliza pelo transporte, mesmo no bagageiro ou com valor declarado de jóias, dinheiro, papéis de valor, equipamentos digitais, cameras, computadores, monitores, notebook, netbook, hd externo ou interno e outros. Para sua segurança e tranquilidade, procure levar apenas a quantia necessária para a viagem. E como nossas estradas fazem com que os ônibus sofram muitos impactos, incluem-se também objetos que por sua natureza são considerados frágeis (cristais, vidros, informações ou dados armazenados em computadores, notebooks, pen drive, hd e outros);

- Não transporte em sua bagagem objetos frágeis sem embalagem adequada, líquidos e gases de qualquer natureza inflamáveis ou não, substâncias tóxicas ou corrosivas e qualquer tipo de produto que exale odor forte (ex. pimenta, alho e outros);

- Atenção - O ônibus não é veículo apropriado para o transporte de alimentos destinados ao consumo humano (ex. queijo, linguiça e outros) por não atender as exigências da ANVISA de garantia de integridade e qualidade a fim de impedir a contaminação e deterioração do produto. Esses produtos devem ser transportados em veículos apropriados e com a respectiva documentação sanitária;

- Não transporte animais silvestres e outros proibidos por Lei, é crime e passível de punições previstas nas legislações específicas;

- Alerta - Não transporte bagagem que não seja de sua propriedade ou que desconheça o seu conteúdo, em caso de problema de natureza criminal, a responsabilidade é sua;

- Na cidade de Petrópolis, o ônibus não para na rodoviária (para nas margens da rodovia BR-040), mas não é permitida a retirada de bagagem do bagageiro. O mesmo acontece em Xerém e próximo a Marinha, na Baixada. Esses locais de desembarque podem sofrer alterações ou mesmo serem extintos por razões que fogem a vontade da empresa. Para esses e outros locais e horários, procure informações nas agências da empresa;

- Como existem muitas malas e bolsas iguais ou parecidas, pode confundir no momento da entrega, especialmente no horário noturno. Para facilitar a identificação imediata de sua bagagem, coloque uma etiqueta interna com seu nome e telefone com DDD e externamente, coloque também uma etiqueta ou outro objeto (tipo chaveiro) que não saia com facilidade;

- No momento do embarque, assista à etiquetagem de sua bagagem e acompanhe a colocação da mesma no bagageiro do ônibus;

- Confira o(s) ticket(s) numerado(s) de identificação e guarde-o(s) em segurança. Ele(s) é (são) indispensável (is) para a retirada de sua bagagem ao final da viagem. Confira se é a sua bagagem no ato do recebimento;

- De acordo com as Leis acima descritas, em caso de dano ou extravio de sua bagagem, procure imediatamente a bilheteria mais próxima enquanto o veículo ainda se encontra no local, apresente seu bilhete de passagem, ticket (Via para retirada de bagagem) CPF e documento de identidade. Preencha o formulário próprio de reclamação. Caso não haja bilheteria no local ou esta se encontre fora do horário de funcionamento, solicite o formulário ao motorista e preencha todos os dados na hora;

- Após os prazos legais, caso a bagagem não seja localizada, a empresa efetuará a indenização dentro dos limites previstos nas mesmas Leis;

- Não serão aceitas reclamações posteriores.


Bilhete de Passagens para Idosos nas linhas Interestaduais

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De acordo com o Artigo 40 da Lei 10.741/03, regulamentado pelo Decreto 5.934/06 e Resolução ANTT 1692/06 , o idoso tem direito a gratuidade ou desconto de 50% na passagem interestadual (indo de um Estado para outro) no serviço convencional.

São reservadas 2 (duas) vagas gratuitas por horário, desde que tenha idade mínima de 60 anos e que tenha renda comprovada igual ou inferior a 2 (dois) salários mínimos.

Para solicitar o benefício, compareça a uma de nossas agências munido da carteira de identidade, preferencialmente atualizada para facilitar a identificação e o comprovante de renda de até dois salários mínimos.

Os bilhetes de viagem do idoso gratuitos ou com desconto de 50% só poderão ser solicitados nas cidades que sejam locais de embarque da linha em que o idoso pretenda viajar (ponto de seção), nos locais de venda de passagens próprios da empresa ou terceirizados na ausência desses. O bilhete de viagem do idoso gratuito deve ser solicitado nos pontos de venda mencionados com antecedência de, pelo menos, 3 (três) horas em relação ao horário de partida do ponto inicial da linha. Na ocasião, o idoso poderá solicitar, também, a emissão do bilhete de viagem de volta. Findo o prazo, a empresa poderá comercializar os lugares.

O bilhete de viagem do idoso com desconto de 50% poderá ser adquirido com, no máximo, 6 (seis) horas de antecedência, em relação ao horário de partida do ponto inicial da linha, para viagens com distância de até 500 km e com, no máximo, 12 (doze) horas de antecedência, em relação ao horário de partida do ponto inicial da linha para viagens com distância acima de 500 km.

A empresa emitirá o comprovante da reserva. No dia marcado para a viagem, o idoso deverá comparecer ao terminal de embarque até 30 minutos antes da hora marcada para o início da viagem, munido do documento oficial de identidade com foto e o comprovante da reserva para troca-lo pelo bilhete de passagem, sob pena de perda do benefício.

O bilhete de viagem do idoso (gratuito ou com desconto) é pessoal e intransferível.

Emprestar ou utilizar documento de outra pessoa é crime. Caso seja comprovado o uso para obter o benefício, a empresa acionará os meios legais para denunciar e ser ressarcida dos prejuízos que houverem.

Verifique em nosso site em "Consulte e Compre" os dias e horários dos serviços convencionais disponíveis que estão identificados por "Conv" ou "Convencional".

 


Gratuidade de Passagem para Idosos e Pessoas com Deficiências nas linhas Intermunicipais dentro do Estado de Minas Gerais

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De acordo com a Lei nº 21.121 de 03/01/2014, regulamentada pelo Decreto nº 46.434 de 29/01/2014, a partir do dia 01/03/2014, o idoso com idade mínima de 65 anos e a pessoa com deficiência que menciona a Lei e que tenham renda comprovada igual ou inferior a 2 (dois) salários mínimos, terão direito a gratuidade na passagem intermunicipal (dentro do Estado de Minas Gerais).

Serão reservadas 2 (duas) vagas gratuitas por horário, por ordem de chegada, no serviço convencional ou comercial e desde que cumpridas as exigências do Decreto nº 46.434.

A reserva e o embarque se dará mediante a apresentação do documento de identidade com foto e validade nacional e a carteira de gratuidade intermunicipal (SINDPASSE) emitida gratuitamente.

Para efeito da concessão da gratuidade, define-se:

I - idoso: pessoa com idade acima de 65 (sessenta e cinco) anos;
II - pessoa com deficiência: aquela que, nos termos da Lei nº 13.465, de 12 de janeiro de 2000, e do Decreto Federal nº 3.298, de 20 de dezembro de 1999, apresenta, em caráter permanente, perda ou anormalidade de sua função psicológica, fisiológica ou anatômica que gere incapacidade para o desempenho de atividade,dentro do padrão considerado normal para o ser humano;
III - serviço convencional simples: serviço de característica básica, prestado com veículo rodoviário, com ou sem sanitário;
IV - serviço comercial: serviço especificado no inciso XVI do art. 5º do Decreto nº 44.603, de 22 de agosto de 2007, que opera em itinerário preferencialmente urbanizado e apresenta intensa movimentação de passageiros ao longo do dia e do itinerário, utilizando veículo urbano e sem venda antecipada de passagens (roleta);
V - Carteira de gratuidade intermunicipal (SINDPASSE): documento fornecido pela entidade representativa do setor (SINDPAS), após o cadastramento a que se refere o art. 3º da Lei nº 21.121, de 2014, obrigatório para o acesso gratuito ao transporte.

Para solicitar a Carteira de Gratuidade Intermunicipal (SINDPASSE) basta acessar o site do SINDPASSE http://www.sindpas.com.br/sindpasse/index.asp (Acessar agora), de qualquer lugar do Brasil, baixar o KIT idoso ou KIT para pessoa com deficiência, preencher os dados, anexar os documentos e enviar pelo correio para o endereço que lá está informado.
O KIT e a carteira de gratuidade intermunicipal são gratuitos.

A carteira de gratuidade intermunicipal é intransferível e de uso pessoal do beneficiário, válida pelo prazo de dois anos, contados de sua emissão, podendo ser renovada em até quarenta e cinco dias antes do término de sua validade, desde que mantidas as condições e apresentados os documentos exigidos para o cadastro.

O beneficiário, para fazer uso da reserva, deverá solicitar um único bilhete, podendo solicitar a emissão do bilhete de retorno, para a viagem gratuita nos pontos de seção onde houver agência de venda de passagens da empresa, com, no mínimo, doze horas de antecedência do horário previsto de partida do veículo do ponto inicial da linha,limitando-se a gratuidade a dois assentos por viagem, disponibilizados pelo critério exclusivo de precedência na solicitação da reserva. - ORDEM DE CHEGADA.

No dia da viagem, o beneficiário deverá comparecer na bilheteria da respectiva empresa, para confirmação da reserva, até trinta minutos antes da hora prevista de embarque da viagem constante em sua reserva, sob pena de cancelamento da mesma.

O beneficiário somente poderá solicitar nova reserva, na mesma empresa delegatária, após a utilização da reserva anterior.

Os assentos reservados poderão ser comercializados caso não tenham sido solicitados até 12 (doze) horas antes do horário definido de partida do ponto inicial da linha e não serão mais aceitas solicitações de reservas findo o prazo.

O prazo previsto de 12 (doze) horas não se aplica ao serviço comercial (roleta), cujo acesso será disponibilizado de acordo com o critério de ordem de chegada.

A desistência da viagem deverá ser comunicada com antecedência mínima de 4 (quatro) horas em relação ao horário da partida no ponto inicial da linha, e a falta de comunicação, por duas vezes, em um período de um ano, implicará na suspensão da carteira até o término de sua validade.

ATENÇÃO

- Não serão aceitas reservas por outros meios. Somente e exclusivamente por ordem de chegada em nossas agências e dentro dos prazos previstos;
- A reserva poderá ser feita a partir do início das vendas para a data e terminará 12 (doze horas) antes do horário de partida do ponto inicial da linha. Somente um bilhete por vez, podendo ainda solicitar o bilhete de volta;
- O beneficiário somente poderá solicitar nova reserva na empresa após a utilização da reserva anterior;
- O bilhete de viagem gratuito é pessoal e intransferível;
- Emprestar ou utilizar documento de outra pessoa é crime. Caso seja comprovado o uso para obter o benefício irregularmente, a empresa acionará os meios legais para denunciar e ser ressarcida dos prejuizos que houverem;
- Se for constatado rasura, uso por terceiros ou suspeita de adulteração, a carteira será recolhida mediante recibo e enviada para averiguação. O beneficiário terá 10 (dez) dias para se justificar e caso confirmado, a carteira será cancelada e não será emitida outra pelo prazo de 5 (cinco) anos.

- Entidade representativa do Setor:
SINDPAS - SINDICATO DAS EMPRESAS DE TRANSPORTE DE PASSAGEIROS DO ESTADO DE MINAS GERAIS.
Rua Aymorés, 2152 - Lourdes - CEP 30.140-072 - Belo Horizonte - MG

- Endereço para envio do KIT pelos correios:
SINDPASSE - Rua Timbiras, 2.250, sala 301 - Lourdes - CEP 30.140-061 - Belo Horizonte - MG.

- Tramitação - o prazo para envio da carteira de gratuidade intermunicipal - SINDPASSE - é de até 30 (trinta) dias, contados do recebimento do kit, se forem atendidas as exigências da Lei Estadual nº 21.121, de 03/01/14 e Decreto nº 46.434, de 29/01/14.

 


Saiba quanto é pago de Imposto em cada passagem emitida

Em cumprimento a Lei 12.741/12 informamos o percentual aproximado de impostos incidentes sobre a tarifa do transporte coletivo intermunicipal e interestadual.

É importante também saber que as tarifas pagas em cada trecho percorrido pela empresa é definida e autorizada anualmente pelo órgão que gerencia o transporte, seja nas linhas intermunicipais no Estado de Minas Gerais (SETOP) ou seja nas linhas interestaduais (ANTT), com base em planilhas de custos de cada setor.
Para cada bilhete de passagem emitido pela Empresa Unida são cobrados os seguintes percentuais aproximados em impostos:

Linhas INTERMUNICIPAIS no Estado de Minas Gerais:

ICMS (Exceto nas linhas semi urbanas (roleta) que são isentas) 19,00%
PIS/PASEP 0,65%
COFINS 3,00%
Taxas (IPVA, Seguros, etc) 2,16%
IOF 0,35%
Encargos Sociais (INSS, FGTS, Seguros Trabalhistas e outros) 14,00%
TGO 4,00%
Total pago em impostos em percentuais aproximados 42,16%


Linhas INTERESTADUAIS partindo do Estado de Minas Gerais:

ICMS 18,00%
PIS/PASEP 0,65%
COFINS 3,00%
Taxas (IPVA, Seguros, etc) 2,16%
IOF 0,35%
Encargos Sociais (INSS, FGTS, Seguros Trabalhistas e outros) 14,00%
Total pago em impostos em percentuais aproximados 38,16%


Linhas INTERESTADUAIS partindo do Estado do Rio de Janeiro:

ICMS 20,00%
PIS/PASEP 0,65%
COFINS 3,00%
Taxas (IPVA, Seguros, etc) 2,16%
IOF 0,35%
Encargos Sociais (INSS, FGTS, Seguros Trabalhistas e outros) 14,00%
Total pago em impostos em percentuais aproximados 39,16%


Legenda:

SETOP - Secretaria de Transportes e Obras Públicas do Estado de Minas Gerais
ANTT - Agência Nacional de Transportes Terrestres
ICMS - Imposto sobre Operações relativas a Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação
PIS - Programa de Integração Social
PASEP - Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público
COFINS - Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social
INSS - Instituto Nacional da Seguridade Social
FGTS - Fundo de Garantia por Tempo de Serviço
IOF - Imposto sobre Operações Financeiras
IPVA - Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores
TGO - Taxa de Gerenciamento Operacional

 


Relação de Agências Próprias e Informatizadas da Empresa Unida para Impressão de Passagens Adquiridas Via Internet

Belo Horizonte - (31) 3272-5102
Coronel Fabriciano - (31) 3841-4251
Conselheiro Lafaiete - (31) 3763-1402
Ervália - (32) 3554-1157
Guarani - (32) 3575-1945
Ipatinga - (31) 3822-2300
Itabira - (31) 3831-4537
João Monlevade - (31) 3851-6044
Juiz de Fora - (32) 3215-3427
Mercês - (32) 3337-1325
Muriaé - (32) 3722-6561
PIRANGA - (31) 3746-1078
Piraúba - (32) 3573-1149
Ponte Nova - (31) 3817-3023
Porto Firme - (31) 3893-1009
Rio de Janeiro - (21) 2253-7866
Rio Pomba - (32) 3571-1301
Senador Firmino - (32) 3536-1375
Tocantins - (32) 3574-1320
Ubá - (32) 3539-7241
Viçosa - (31) 3891-2926
Visconde do Rio Branco - (32) 3551-5593

 

* ATENÇÃO - A Impressão de Passagens é feita somente em agências informatizadas e próprias da Empresa Unida e se dará dentro do horário de atendimento da Agência. Informe-se.


STATUS DA COMPRA – Histórico de compras

  • PENDENTE – Não gera cobrança. É quando a operadora não retorna a solicitação de compra. É necessário que refaça todo o processo novamente, lembrando que, se a poltrona que inicialmente escolheu estiver ocupada, ela somente será liberada após 30 minutos;
  • NEGADO – Não gera cobrança – É quando a operadora nega a transação de compra;
  • CONFIRMADO – Gera cobrança - É quando a operadora confirma a compra e automaticamente é emitido o Voucher na tela com os dados da viagem e da compra, e ao mesmo tempo envia o mesmo para o e-mail do cliente cadastrado no site.

Para REVALIDAÇÃO e CANCELAMENTO do voucher, leia as Regras de Compras - Clique Aqui


Reimpressão do Voucher:

Caso o cliente necessite a reimpressão do voucher acesse o nosso site : 

www.empresaunida.com.br/voucher 

Efetue o login em nosso site conforme figura abaixo: 

 

Clique em Histórico de Compras conforme figura abaixo: 

 




 

 

 

Clique em Voucher e reimprima a segunda via de seu voucher

 

 

Para REVALIDAÇÃO e CANCELAMENTO do voucher, leia as Regras de Compras - Clique Aqui

 

 


Relação de Agências Próprias da Empresa Unida para compra ou cancelamento de passagens adquiridas com cartão de Crédito ou Débito

Belo Horizonte - (31) 3272-5102
Conselheiro Lafaiete - (31) 3763-1402
Juiz de Fora - (32) 3215-3427
Ponte Nova - (31) 3817-3023
Rio de Janeiro - (21) 2253-7866
Rio Pomba - (32) 3571-1301
Ubá - (32) 3539-7241
Viçosa - (31) 3891-2926
Visconde do Rio Branco - (32) 3551-5593

** ATENÇÃO - A EMPRESA UNIDA RESERVA-SE NO DIREITO DE CANCELAR ESTA OPÇÃO DE VENDA DE PASSAGENS COM CARTÃO DE CRÉDITO OU DÉBITO A QUALQUER TEMPO SEM PRÉVIO AVISO.


Para REVALIDAÇÃO e CANCELAMENTO do voucher, leia as Regras de Compra

IMPORTANTE – REGRAS DE CANCELAMENTO DE COMPRAS COM CARTÃO DE CRÉDITO:

Em caso de desistência da viagem e dentro dos prazos previstos nas Regras de Compra, como o pagamento foi efetuado com cartão de crédito, o usuário que optar por se dirigir a uma agência Unida deverá preencher o formulário de "solicitação para estorno de compra de passagem com cartão de crédito". O cliente deverá apresentar, no ato da solicitação, um documento de identidade com foto, o cartão onde foi debitada a compra, dados bancários e a passagem a ser cancelada. Dependendo da operadora e do tempo passado desde a data da compra, poderá ser feito estorno da compra antes do processamento ou a devolução posterior na própria fatura, ou através de depósito em conta do titular do cartão.
A devolução não será feita para ou por outro meio a terceiros. Apenas ao titular do cartão e somente após o crédito ter sido efetivado pela operadora do cartão em favor da empresa. Solicitamos que confira os dados preenchidos no formulário. A Empresa Unida não se responsabiliza por erro no preenchimento desses dados;

Em caso de Dúvidas ou caso não Concorde com as Regras de Compra, NÃO efetive sua compra.


Transporte de Animais no Ônibus

 

O transporte de animais deve obedecer as seguintes normas:

1 - O trânsito de animais nas viagens interestaduais ou intermunicipais no Estado de Minas Gerais somente poderá ser feito com a apresentação da GTA – Guia de Trânsito Animal, conforme modelo definido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA, na Instrução Normativa n° 18, de 18.07.06.

2 - A GTA será fornecida pelos Órgãos oficiais de defesa animal das Unidades Federativas, com base no registro de procedência dos animais e no cumprimento das exigências de ordem sanitária estabelecidas para cada espécie. 

3 - Para emissão de GTA, nas unidades administrativas onde não existam ou sejam em número insuficiente os médicos veterinários ou funcionários autorizados dos órgãos oficiais de defesa sanitária animal, o médico veterinário sem vínculo com a Administração Federal, conforme previsto no item 3, deverá atender as exigências de Habilitação, de acordo com a Instrução Normativa n° 15, de 30.06.06, do MAPA. 

4 – Não é permitido o transporte de animal que por sua espécie, tamanho, ferocidade ou peçonha comprometa o conforto e segurança dos passageiros e tripulantes. 

5 – Aves de qualquer espécie e animais silvestres somente com autorização do IBAMA.

 

No caso específico de cães e gatos

6 - O trânsito de cães e gatos fica dispensado da exigência da GTA quando esses animais estiverem acompanhados de atestado sanitário emitido por médico veterinário devidamente registrado no Conselho Regional de Medicina Veterinária da Unidade Federativa de origem dos animais, comprovando a saúde dos mesmos e o atendimento às medidas sanitárias definidas pelo serviço veterinário oficial e pelos órgãos de saúde publica,com destaque para a comprovação de imunização antirrábica. 

7 - O animal deve estar acondicionado em recipiente próprio para transporte em condições de higiene e limpeza, isento de dejetos alimentos ou água/liquidos. 

8 - O animal será transportado no bagageiro dos veículos, podendo,excepcionalmente, os cães e gatos serem transportados no porta embrulhos, obedecidas as exigências regulamentares próprias (tamanho e peso até 5 kg) ou sob as poltronas, exceto em linhas interestaduais onde é proibido transportar sobre as poltronas ou no corredor e desde que haja disponibilidade de lugares vagos no ônibus.Em ambos os casos, se não houver objeção de nenhum passageiro. 

9 -Não poderá incomodar aos demais passageiros ou ser retirado do transporte dentro do ônibus, mesmo parado ou no bagageiro durante toda a viagem, exceto nos pontos de paradas oficiais quando poderá ser retirado estando do lado de fora do ônibus. 

10 - Será impedido o transporte de animal, em qualquer etapa da viagem, que não atender às exigências acima, cabendo ao passageiro responsável a sua destinação sem ônus para a empresa transportadora. 

11 – A empresa não tem qualquer responsabilidade sobre a saúde e bem estar do animal, cabendo ao seu proprietário os cuidados necessários. 

O Transporte de animais é uma cortesia das empresas, sendo prioritário o transporte de passageiros. 

Última modificação emQuinta, 24 Novembro 2016 13:40
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