História

Em 1934, vendo uma oportunidade de negócio que se apresentava, o jovem João Mansur comprou um ônibus, iniciando sua primeira linha intermunicipal de passageiros, ligando Chácara (MG) a Juiz de Fora (MG), onde ele atuava como motorista, cobrador e mecânico. Surge então o embrião do que é hoje a Empresa Unida Mansur e Filhos Ltda.

Nos anos seguintes, com a ajuda de seu irmão, João começou a fazer o transporte de pessoas entre outras cidades, inicialmente entre Barbacena e Carandaí, depois retornando a Juiz de Fora iniciaram o transporte para cidades da região como: Rio Novo, Barbacena e são João Del Rei.

Em 01 de outubro de 1949 foi obtido o registro oficial de “Empresa Unida” (Nesta data foi registrado o primeiro contrato social da empresa). Nas décadas de 60 e 70, a Empresa Unida teve grande ascensão (inclusive abrindo estradas com recursos próprios, como exemplo ligando Juiz de Fora a Valença - RJ), se fortalecendo na zona da mata mineira e Mantiqueira, tendo como principais mercados as cidades de Juiz de Fora, Ubá, Cataguases, Leopoldina, Muriaé, Visconde do Rio Branco, Viçosa, Ponte Nova, Ipatinga, além de Rio de Janeiro, Santos Dumont, Barbacena e São João Del Rei, tendo estas três últimas ficado com a nova empresa formada após a cisão que se passou na empresa (1980).

Em 1984 ligou Viçosa a Ervália e Muriaé, Ervália a Visconde do Rio Branco e Ubá a Muriaé. Nesta época a linha Viçosa / Muriaé era operada na maior parte do trecho em estrada de terra e onde só era possível passar com micro-ônibus e o Sr. João Mansur, seguindo sua vocação pioneira, conseguiu o apóio necessário e com recursos próprios da empresa e equipamentos do DER-MG, abriu a estrada para que a linha Viçosa / Muriaé pudesse ser operada com ônibus maiores.

Em 1988, chegou a Belo Horizonte, ligando a capital mineira a algumas cidades do interior, na região de Conselheiro Lafaiete (Braz Pires, Itaverava, Lamim, Piranga, Porto Firme, Presidente Bernardes, Rio Espera, Senador Firmino, Senhora de OLiveira). Nesse mesmo ano ligou também Senhora de Oliveira a Ubá e ainda Raul Soares a Caratinga.

Já no início dos anos 90 com a incorporação das linhas de Conselheiro Lafaiete para Piranga, Porto Firme e Viçosa, passou a interligar duas importantes cidades e rodovias do país - BR-040 com a BR-116 - através da linha Conselheiro Lafaiete / Muriaé.

Em 1994 iniciou-se na Empresa Unida o processo de qualidade total. Primeiramente implantou-se o sistema do Sebrae chamado D-OLHO (recentemente mudou para o sistema “5 s” japonês). Excelentes resultados foram conseguidos, principalmente após o reforço dos 14 módulos para qualidade ( também do Sebrae ) divulgados por multiplicadores dentro da empresa. Logo os frutos começaram a ser colhidos. Em 1996, foi escolhida como “Empresa Destaque em Segurança - premiação DER/MG” por seu trabalho interno na área de segurança de trânsito e em 1998 intensificou a preparação para certificação ISO 9002, ganhando desta vez o prêmio “Empresa Destaque” - também do DER/MG, além de ter ficado entre as finalistas do “Prêmio Harold Nielson de Qualidade” edições 1998 e 1999 concedido pela revista Transporte Moderno e Technibus e Fundação Vanzolini.

A partir de 01 de janeiro de 2010 retorna a região da Mantiqueira. A Barraca Turismo Ltda, empresa com sede em Barbacena - MG, passou a fazer parte da família Unida. A empresa atende a região de Barbacena para Alto Rio Doce, Cipotânea, Rio Pomba, Santa Bárbara do Tugurio e Ubá, além ainda das cidades de Guidoval, Dores do Turvo, Presidente Bernardes e Senador Firmino ligando a Ubá.

Com sede em Juiz de Fora (MG), a Empresa Unida conta hoje com cerca de 500 colaboradores ativos. Percorre uma média de 740.000 km/mês transportando em torno de 245.000 passageiros/mês, a Empresa Unida é uma das principais empresas de ônibus da zona da mata de Minas Gerais.

A Sua frota se moderniza com a aquisição de novos, confortáveis e modernos ônibus já adequados as mais recentes legislações ambientais. A renovação já ultrapassou 60% da frota nos últimos 4 anos. A Empresa conta hoje com 120 ônibus do tipo convencional com e sem sanitário e executivos - com idade média de 2,7 anos e que são utilizados tanto nas linhas regulares quanto no turismo e fretamentos - além de caminhões de cargas e veículos leves de apoio.






Política da Qualidade


A Empresa Unida tem como política da qualidade a prestação de serviços com melhoria contínua, pontualidade, segurança, respeito às leis e aos cidadãos, assegurando assim a satisfação de seus clientes.



Missão


"Contribuir em parceria com as autoridades governamentais para integração regional, através do transporte de pessoas e bens, com pontualidade, conforto, segurança, bom atendimento, preço acessível e assegurando retorno aos investidores e colaboradores."




Prêmios


Em 1996 conquistamos o prêmio "Parceria para a Qualidade" na Categoria: Segurança - Oferecido pelo Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais - DER-MG.

Em 1998 o prêmio "Parceria para a Qualidade" na Categoria: Empresa Destaque - Oferecido pelo Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais - DER-MG.

Em 1998 e 1999 a Empresa se classificou a nível nacional entre as finalistas ao "Prêmio Harold Nielson Qualidade em Transportes", oferecido pelas revistas Techinibus e Transporte Moderno e Fundação Vanzolini.

Em 2003 e 2004 a Empresa Unida foi Medalha de Prata do "PRÊMIO JUIZ DE FORA DE QUALIDADE E PRODUTIVIDADE (PJFQP)".

Em 2007 e 2008 a Empresa Unida foi Vencedora na Categoria Transporte de Passageiros do "PRÊMIO SEST / SENAT DE QUALIDADE (PSSQ)".

Em 2009 a Empresa Unida foi Vencedora na Categoria Transporte de Passageiros do "PRÊMIO REGIONAL DE QUALIDADE - ZONA DA MATA (PRQ-ZM)"






Outros Prêmios


Além dos prêmios recebidos pela empresa, em 2003, o empresário João Miguel Mansur, Diretor Presidente da Empresa Unida, foi homenageado na ABRATI (Associação Brasileira das Empresas de Transporte Terrestre de Passageiros), entidade que congrega as empresas do setor, como um dos Pioneiros da atividade no país.
Em 2004, recebeu a "Comenda do Mérito Industrial", homenagem do Centro Industrial de Juiz de Fora aos empresários regionais, que com suas iniciativas, contribuíram para o engrandecimento da cidade e da Zona da Mata Mineira.
Em 2006, recebeu a comenda “Medalha da Inconfidência”, das mãos do Governador Aécio Neves, pela sua contribuição ao desenvolvimento do transporte no Estado.
Em 2007 recebeu o título de “Cidadão Juizforano”.

Nossos motoristas também foram premiados na categoria Motorista Padrão do Estado de Minas Gerais, prêmio oferecido pelo DETRAN - MG, sendo que dois ainda receberam a premiação como Motorista Destaque de Minas Gerais.

2002 Motorista Padrão 1º Lugar: José Paulo Carpanez David
2003 Motorista Padrão 1º Lugar e Motorista Destaque: Lorisvaldo Barros de Souza
2003 Motorista Padrão 3º Lugar: Marco Antonio Magalhães Carneiro
2004 Motorista Padrão 1º Lugar: Sebastião Quirino
2006 Motorista Padrão 2º Lugar: Marco Antonio Magalhães Carneiro
2007 Motorista Padrão 1º Lugar e Motorista Destaque: Marco Antonio Magalhães Carneiro
2008 Motorista Padrão 2º Lugar: Walter de Souza Silva
2009 Motorista Padrão 1º Lugar: Tomaz de Aquino Peixoto Souza.
2010 Motorista Padrão 1º Lugar: Paulo Francisco de Souza.
2011 Motorista Padrão 3º Lugar: José Ricardo Motagnassa.
2012 Motorista Padrão 1º Lugar: José Ricardo Motagnassa.

Configurando fato inédito na história deste prêmio, em 2004 a empresa recebeu "Prêmio Especial do DETRAN - MG" por atingir três premiações consecutivas para uma mesma organização na primeira colocação.